fegarusso 28 / 08 / 2020

corra! Corra! CORRA!

Publisher: tinyBuild
Developer: DoubleDutch Games
Gênero: Platformer
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows, macOS, Linux, Mac OS

Chegue antes, seja reconhecido

Ah, o super-herói clássico. Humilde. Corajoso. Altruísta. Um farol de esperança para nós, meros mortais sem poder. E, como se constatou, extremamente competitivo também. Porque em uma cidade cheia de outros metahumanos, há justiça e glória para todos. Então, isso significa que qualquer personagem superpoderoso nas proximidades terá que se mover rápido como o Flash para chegar à cena do crime primeiro e ficar com toda a glória. Este é um pequeno conceito bacana que contribui para uma experiência multijogador muito gratificante e instantaneamente agradável.

SpeedRunners é um jogo 2D de corrida em plataformas que começou como um jogo em Flash grátis antes de finalmente fazer o salto para o PC e o paraíso da excelência indie que era a Xbox Live Arcade nos anos anteriores. A desenvolvedora DoubleDutch deu ao jogo algumas pinceladas de nova tinta ao longo dos anos, mas a premissa principal sempre esteve lá - temos quatro jogadores, onde cada um escolhe um avatar superpotente e corre por uma variedade de campos 2D que exigem reflexos rápidos, acrobacias e usos sorrateiros de seus talentos para se manter um passo à frente da concorrência.

Trairagem é o novo normal

Cada corrida é simples em seu objetivo: chegar ao final de cada uma de suas dezenas de mapas por qualquer meio necessário. Correr muito devagar ou ser pego em vários obstáculos irá levar ao risco de você ser eliminado da corrida, então você está constantemente tendo que pensar dois passos à frente. Os ambientes também são interativos, oferecendo inúmeras maneiras de desacelerar seus colegas ou passar à frente deles. Freqüentemente, existem pequenos atalhos a serem utilizados, oferecendo a oportunidade de recuperar a liderança ou perdê-la novamente em questão de segundos.

Cada um dos cinco personagens superpoderosos em oferta possui características próprias e poderes únicos, mas na maioria das vezes você contará com a capacidade de pular, deslizar e agarrar ao longo de cada curso. Você pode deslizar para evitar bater em lugares baixos ou entrar em pequenas aberturas, mas também pode usar esse impulso para enfrentar outro jogador e desacelerá-lo. Você também pode grudar nas paredes por um breve período, qualquer um que já jogou jogos como Guacamelee! ou Super Meat Boy se sentirá em casa com a suavidade da mecânica e controles de corrida de SpeedRunners.

O jogo vem com um modo de prática e tutorial (o que realmente ajuda quando você está tentando se acostumar com o ritmo acelerado do jogo), bem como um modo de história decente (embora breve). Você pode competir em corridas solo se for sua preferência, com alguma IA bastante agressiva contra você (especialmente se você jogar nas configurações de dificuldade Hard ou Unfair), mas SpeedRunners está em seu melhor absoluto quando você está jogando contra humanos reais. Há suporte para matchmaking online, então você terá um fluxo constante de rivais online - mas esta é uma experiência multiplayer melhor experimentada no couchplay (no sofá com os amigos). Arremessar um míssil em um amigo quando ele está prestes a alcançar a linha de chegada ou puxar outro para trás com seu gancho enquanto você passa zunindo por ele é dez vezes mais divertido quando você está sentado ao lado da pessoa que você acabou de sabotar. Afinal, ver a cara do amiguinho nesses casos é impagável!

Nem sempre veloz

Independentemente de como você joga, SpeedRunners é sobre como você lida com a pressão. Você pode arremessar armas como mísseis e minas em seus oponentes à medida que avança em cada percurso e, se isso não for suficiente, a quantidade de espaço que você pode utilizar na tela muda quanto mais a corrida dura. Isso mesmo, em uma reviravolta quase no estilo Battle Royale, as bordas da tela brilharão em vermelho conforme a tela encolher ao seu redor. Agora, há menos opções quando se trata de sua rota, levando a um sabor brilhante de caos, enquanto todos tentam desesperadamente conciliar o uso de plataformas com a necessidade de vencer uma corrida em um curso que encolhe seu espaço útil rapidamente.

Para o Nintendo Switch, o jogo fica bem elegante no modo dock. No entanto, encontramos alguns problemas de desempenho ao jogar no modo portátil, principalmente envolvendo lentidão. Não é um problema normal, mas algumas corridas se tornaram quase impossíveis de se jogar. É um problema imprevisível e que faz com que jogar no modo dock seja mais seguro por enquanto.

Conclusão

Se você está atrás de uma nova adição à sua pilha de multijogadores, essa é uma aquisição ótima. Claro, é um pouco velho, considerando sua longa história em uma miríade de plataformas, mas é difícil negar o quanto é agradável e fácil de se jogar, mesmo para proprietários mais jovens de Nintendo Switch. O suporte para multijogador local e online é bom, assim como a capacidade de jogar solo no modo de história. Apenas para o Nintendo Switch os problemas intermitentes com o desempenho no modo portátil podem frustrar e atrapalhar. As outras plataformas rodam o jogo sem nenhum problema, como faz também o Switch em modo dock.