fegarusso 24 / 09 / 2019

Publisher: Rebellion
Developer: Rebellion
Gênero: Shooter/ TPS
Plataformas: Playstation 4/ XBox One/ PC

Sniper Italiano

O agente de elite Karl Fairburne quebrou mais bolas do que a famosa atriz de filmes adultos Sasha Grey durante uma sessão de filmagens particularmente intensa, e ele está de volta em Sniper Elite 4 para manter esse recorde. Desta vez, o americano fugiu para a Itália, onde ele deve atrapalhar um plano de assassinato envolvendo Dwight D. Eisenhower. Uma série de reviravoltas e mortes com efeitos de raio-X o seguem na jornada - mas será isso o suficiente para manter este game da Rebellion no alvo certo?

Um sanbox maior e melhor

A sequência certamente apóia a filosofia "evolução ao invés de revolução" e, além da óbvia mudança de cenário - as extensões da África trocadas pelos anfiteatros idílicos do Mediterrâneo - você precisará se aprofundar um pouco mais para descobrir exatamente o que há de novo. A inteligência artificial foi ampliada significativamente, por exemplo, com o sistema de realocação duvidoso do jogo anterior substituído por uma nova mecânica de triangulação; snipe de um ninho por muito tempo e, eventualmente, os nazistas vão te encontrar.

Ele foi projetado para ser explorado: você pode chamar os inimigos para você, pegando-os com armadilhas ou usando o novo sistema de travessia para derrubá-los. O jogo não tem a atenção obsessiva dos detalhes que você pode esperar de um título de alto nível hoje em dia - as animações são estranhas e os ambientes estão cheios de recursos estranhos e repetidos - mas os grandes níveis de sandbox são intrincadamente projetados, proporcionando a você um número aparentemente interminável de abordagens.

De praças de pesca à beira-mar a enormes viadutos rurais, os locais são - como mencionado - maiores do que nunca, e isso significa que você pode pegar sua presa a mais de 600 metros. Sniper Elite sempre foi sobre o drama de um tiro perfeitamente posicionado, e assistir o jogo desacelerar enquanto sua bala viaja de um extremo ao outro do mapa é um dos momentos mais satisfatórios que você pode ter aqui - especialmente se você estiver jogando nas dificuldades mais altas, onde a balística e a física entram em jogo de forma mais proeminente.

Atravesse as linhas nazistas

O jogo pode ser culpado de sobrecarregar os ambientes com inimigos - os níveis posteriores são tão cheios de lacaios que sua contagem de corpos pode chegar a três dígitos com facilidade - mas parte do apelo é tentar passar despercebido por esses inimigos, usando o cenário e os sons do ambiente para mascarar seus movimentos. Quando você tira de ação com sucesso um atirador de elite sem que ninguém no mapa perceba, parece uma conquista - e mesmo se você cometer um erro, o jogo oferece as ferramentas para lutar e superar sua falha.

O mais interessante é que cada estágio tem objetivos opcionais, muitos dos quais são entregues durante os briefings pré-missão, nos quais você interage com vários personagens não jogáveis. A dublagem varia de aceitável a péssima, mas é bom ter um pouco de contexto para sua missão - mesmo que a história em si não seja o forte do game. Quando você está em campo, cabe a você decidir em que ordem você executa essas tarefas e até qual a sua abordagem - é bom ter a liberdade de um sandbox sem que o jogo sinta a necessidade de se tornar um mundo aberto .

Sniper Creed?

Dito isto, os níveis são tão carregados de itens colecionáveis ​​que você pode se enganar ao pensar que esta é uma versão do Assassin's Creed. É tudo conteúdo opcional, mas o jogo é um pouco exagerado neste departamento, cobrindo o cenário com águias de pedra que você precisa fotografar, além de cartas, documentos e outras bugigangas igualmente supérfluas. As mortes também são marcadas dependendo de uma variedade de fatores, e, embora isso encoraje você a descobrir as mortes mais criativas, a obsessão do título com medidores de XP e desafios de domínio de armas pode parecer um pouco demais - mesmo que tudo possa ser facilmente ignorado se você preferir.

O jogo foi definitivamente projetado com a possibilidade de repetição, e isso é evidenciado pela opção de cooperação para a campanha, que permite que você jogue a história inteira com um amigo. Existem também várias outras listas de reprodução para vários jogadores. Embora não tenhamos tido a chance de experimentar muitos desses modos, é claro que muito cuidado foi investido em fazer o multiplayer se destacar.

Conclusão

Enormes níveis abertos levam o Sniper Elite 4 a alguns dos melhores tiroteios de longa distância que a série já viu até agora. As melhorias ocultas - combinadas com o idílico cenário italiano - dão a essa entrada uma vantagem sobre seu antecessor, mas se você já jogou um desses jogos antes, saberá mais ou menos o que esperar. E o melhor, continua sendo possível estourar cabeças, joelhos, pulmões, corações e, o mais divertido, as bolas dos adversários. Yay!