Fernando Russo 31/10/2022

Overwatch 2

Cover
Ano

2022


Publisher

Blizzard Entertainment


Developer

Blizzard Entertainment


Gênero

FPS, Multiplayer


Plataformas

Playstation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows

Mais pra 2.0 do que realmente uma seqüência.

A mesma coisa, de novo

É melhor pensar em Overwatch 2 como Overwatch 2.0 em vez de uma sequência completa. Embora muitos de seus heróis jogáveis ​​tenham sofrido mudanças significativas - juntamente com a introdução de três novos - este é essencialmente o mesmo jogo que você joga nos últimos seis anos. A Activision Blizzard colou um número no final do título, pro jogo parecer novo, e lançou um update, nada típico da Blizzard fazer, mas com a carinha e tradição da Actvision, sua nova dona, que quer saber de grana e não de UX (user experience ou experiência do usuário), mas sim em malhar o mesmo ferro e tirar leite da mesma vaca até ela morrer seca. No entanto, para aqueles que precisam de uma desculpa para retornar ao título online, isso pode ser o suficiente. Uma versão massivamente atualizada do mesmo jogo, Overwatch (2) ainda é gostoso de se jogar.

O desenvolvedor também foi inteligente sobre a reintrodução, reduzindo a barreira de entrada para apenas um download. Overwatch 2 abandona o preço de seu antecessor para o modelo free-to-play, substituindo as loot boxes por um Passe de Batalha (mas ainda assim arrancando sua grana em itens puramente estéticos). A maneira mais recente de entregar cosméticos (gratuitos e pagos) sempre terá seus céticos e críticos, mas é objetivamente melhor do que a natureza aleatória das antigas loot boxes (que renderam diversos processo e proibições em vários Países ao redor do globo por ser considerado um tipo de jogo de azar). Overwatch se junta a Fortnite, Apex Legends e o monte de jogos iguais, mas diferentes (será?).

Seu primeiro Passe de Batalha não vale o preço. Com os desafios sendo a principal maneira de subir nas classificações por meio de ganhos de XP, subir de nível parece demorar um pouco demais. Completar uma partida e vencer alguns desafios só nos deixou um quarto do caminho mais perto de nossa próxima recompensa. E isso mesmo com o bônus de 20% de XP concedido aos proprietários do Passe de Batalha premium. Além disso, não há pagamentos em moeda premium para alguns níveis. Isso é um grande não-não, frustrante e que deixa você com uma sensação de ter sido feito de trouxa (olha a falta de UX aí). O free-to-play é bem bacana, mas a Activision Blizzard tem vários problemas para resolver antes que Overwatch 2 possa ser a sombra do que foi o primeiro.

Quer jogar livremente? Queria.

Novos jogadores terão Heróis desbloqueados para eles gradualmente, tornando mais fácil lidar com as funções específicas de cada classe, enquanto veteranos que retornam têm a formação completa a disposição desde o início. Uma das maiores mudanças de jogabilidade em Overwatch 2 são as batalhas 5v5 composta por dois personagens DPS (damage per second ou dano por segundo), um tanque e dois suportes. O primeiro jogo deixava um segundo tanque se juntar ao grupo, então a sequência promete uma ação mais rápida e mais frenética, já que teremos menos esponjas de dano no campo.

A mudança faz com que jogadores mais agressivos tenham sua chance. O escudo de Reinhardt sempre parará um ataque e Orisa ainda é um tanque de respeito - especialmente porque a nova atualização adiciona um dardo ao seu arsenal - mas com apenas um no campo de batalha, eles se tornam muito mais gerenciáveis. O soldado 76 pode correr atrás das linhas inimigas, ou a Pharah pode fazer chover foguetes de cima. Os personagens DPS sempre foram capazes de fazer isso, mas com um tanque a menos para se preocupar, as partidas se tornaram muito mais disputadas, mais dinâmicas e quase que obrigam o trabalho em equipe.

Complementando as mudanças de jogabilidade e ajustes de equilíbrio, há um punhado de novos conteúdos. Os três novos heróis são Junker Queen, Sojourn e Kiriko, e são acompanhados por seis novos mapas e um modo de jogo chamado Push. Isso é conteúdo suficiente para justificar uma sequência? Não, claro que não, nem a pau.

Me dê seu dinheiro em troca de nada

Overwatch 2 não é muito mais do que uma estratégia de marketing projetada para reacender o interesse do jogador em um jogo que não teve muito destaque por algum tempo, e estava bem firmado entre fãs mais acalorados, mas só. Isso pode ser comprovado pelo fato de você não poder mais jogar o jogo original - a Activision Blizzard o colocou offline em sua totalidade - Overwatch 2 é lançado como jogo obrigatório pra quem quer jogar Overwatch. A graça salvadora é que a única barreira à entrada é uma conexão com a internet, não tendo mais que se pagar pelo jogo base, como foi no primeiro (e que os mais pacientes conseguiram por algum serviço pago da vida, como Gamepass ou PSPlus.

Foi uma proposta arriscada e desrespeitosa, de certa forma, mas que atraiu a atenção de milhares de players, que fazem filas online para achar uma partida, mas sabe-se lá por quanto tempo. Como Warzone fica em segundo plano até sua sequência chegar no próximo mês, os adeptos do gênero está voltando sua atenção para Overwatch 2. O que pode-se elogiar do jogo é o loop de jogabilidade, com uma qualidade tão boa que deixa muitos outros games do mesmo gênero no chinelo.

No entanto, foram retiradas do título as missões de história e o modo cooperativo online que a Activision Blizzard previa quando revelou a sequência há quase três anos, e que ficou para ser colocado no jogo em algum update em 2023. No entanto, Overwatch 2 foi lançado, teoricamente, em Early Access, portanto, espere que o estúdio aponte para isso como uma desculpa, caso seja criticado.

Enfim, Overwatch foi um jogo fantástico que apresentou um mundo construído de forma brilhante, com histórias cativantes e animações empolgantes, mesmo grande parte do lore estando fora do jogo, e sendo disponibilizado em canais oficiais do game e da desenvolvedora. O mesmo poderia ser dito de sua continuação, se fosse uma continuação. A falta de respeito da Actvision e sua sede por dinheiro a fizeram lançar um jogo incompleto, um caça niqueis, que vai atrair players por tempo determinado, mas que desempenha bem o papel de multiplayer online, e é um FPS bem equilibrado.

Conclusão

Overwatch 2 não é uma sequência completa do jeito que normalmente é, em vez disso, porta o jogo original e o aprimora com um pouco de conteúdo novo. Não justifica o número no final, mas isso não tira o que ainda é uma experiência multiplayer fantástica. Removendo completamente o preço, Overwatch 2 agora pode ser considerado um dos melhores jogos grátis para jogar. O que também o tira do padrão normal e da comparação dele com outros games, talvez isso justifique o pouco conteúdo relevante adicionado? Pra nós não. Ainda, parece mais um enorme caça niqueis que se importa muito mais com sua grana do que com sua experiência.

4,5

Tá ruim, mas tá bom...

Image visualizer