fegarusso 14 / 05 / 2020

Anos 80 em sua melhor forma

Publisher: Coffee Stain Publishing
Developer: Easy Trigger Games
Gênero: Action, Arcade, Shooter (Ação, Arcade, Tiro)
Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Eu disse que te mataria por último? Eu menti.

O futuro é péssimo, não é? Sempre tem alguma coisa. Ou somos escravizados por senhores robóticos, morrendo de fome porque ficamos sem recursos naturais ou apenas nos explodimos com armas de destruição em massa. Todos nós já vimos os filmes. Mesmo que por alguma pequena chance a raça humana não seja erradicada pelos Exterminadores ou assada nos fogos da guerra atômica, um dia o sol se expandirá e acabará com todos nós. Portanto, não tenha idéias.

De qualquer forma, nesse tom animador, aqui está uma resenha para um jogo ambientado no futuro, de nome Huntdown. O futuro é péssimo, como já estabelecemos, e nesse futuro em particular gangues assassinas percorrem as ruas da cidade fazendo o que quiserem e os policiais não podem fazer nada a respeito. É um pouco como Escape from New York (Fuga de Nova Iorque) ou Mad Max ou o Carrefour em uma tarde de sexta-feira durante a pandemia do coronavírus.

Com a polícia incapacitada (como em todo bom filme futurista), eles chamam caçadores profissionais de recompensas para resolver tudo, e é aqui que você entra. Huntdown é um jogo de rolagem lateral Old School. Os níveis são curtos e os pontos de verificação facilitam o trabalho, portanto, mesmo quando a dificuldade aumenta, o jogo nunca parece imbatível.

Olá… Eu quero jogar um jogo

Você pode se esconder, agachando-se atrás de caixas ou nas portas. Isso o coloca em uma posição privilegiada para evitar a maioria dos disparos, permitindo que você atire algumas vezes antes de voltar à segurança. Em suas viagens, alguns inimigos derrotados largam armas como espingardas ou metralhadoras, o que facilita consideravelmente os negócios, mas você também pode optar por manter o armamento mais pesado em reserva para quando chegar ao chefe, se sentir que pode sobreviver sem usá-lo até lá.

E os chefes! A galeria de chefes em Huntdown é um dos destaques definitivos. Cada nível do jogo é presidido por um chefe pertencente a uma das quatro gangues. Você enfrentará todos os tipos de seres estranhos, divertidos e desafiadores, e é uma prova da qualidade do jogo que nenhum dos vinte chefes realmente seja semelhante. Há atiradores de elite voadores, um jogador de hóquei maníaco com patins e um velho mestre de kung fu para citar alguns.

Você joga como um dos três caçadores de recompensa - há uma senhora mercenária com tapa-olho, um ex-policial cibernético com uma mandíbula de metal e um robô elegante e atrevido. Além da aparência e do som, todos jogam da mesma maneira, mas nos encontramos utilizando mais o robô, Mow Man. Ele é um pouco como você imaginaria que Robocop seria depois de quatro ou cinco Jägerbombs, uns copos de Jack with Coke e umas 3 maria-mole.

Diga “oi”para meu pequeno amigo

Claro, se você não sabe quem é Robocop, ou pior, sabe, mas está pensando no remake com Michael Keaton, então você pode se surpreender com muitas das referências em Huntdown. O jogo é uma carta de amor para os filmes de ação dos anos 80 e, como somos velhos e gostamos de pensar em como tudo estava melhor em nossos dias, tivemos uma verdadeira surpresa. Qualquer pessoa nascida após o término do Spandau Ballet estará perdendo, não apenas no que diz respeito ao reconhecimento das referências em Huntdown, mas também na vida.

O jogo se orgulha dos filmes dos anos 80, da música e da cultura pop que o inspiraram, e esse amor pela década brilha por toda parte. Os personagens são estereótipos ridículos e ambulantes e o diálogo é desajeitado, mas isso faz parte do charme e parece uma autêntica recriação do cinema de ação violenta da década que fez isso melhor. Há uma lista extraída diretamente de filmes clássicos da época, personagens que fazem referência a ícones culturais e até mesmo um vilão que fala exatamente como o lendário lutador da WWF "Macho Man" Randy Savage. Ooooooooooooooh yeeeeeeeah.

Não é tudo hilaridade, no entanto. Há um chefe em particular que realmente fundamentou nossas artes. Ele é um veterano de uma guerra futura presumivelmente terrível que está sofrendo de choque pós traumático e só pode dizer a frase: "Oh, os horrores!" Mas ele não diz apenas uma ou duas vezes, ou até três vezes. Ele diz isso a cada três ou quatro segundos durante toda a luta. Se você for morto lutando com ele cerca de doze vezes como nós, isso realmente vai começar a irritar você. No final, tivemos que silenciar a televisão porque quase nossa esposa pede o divórcio.

Yippie-ki-yay, filho da mãe

Mas você não vai querer silenciar a TV o resto do tempo. Huntdown empresta liberalmente de uma linha de filmes de ação clássicos dos anos 80, como Predator e Rocky IV, e isso provavelmente trará um sorriso se você estiver familiarizado com o material de origem. Mas, além das brincadeiras divertidas que seu personagem faz ao despachar inimigos, há a trilha sonora absolutamente incrível a considerar. É uma parte de Blade Runner, uma parte de The Running Man, decorada com um pouco de John Carpenter, e se estivesse no Spotify, estaríamos ouvindo agora. Fica a dica, Easy Trigger Games.

E não são apenas os seus ouvidos que vão gostar. Visualmente, o jogo é uma recriação impressionante dos side scrollers de 16 bits do passado, com uma impressionante atenção aos detalhes, o que significa que sempre há algo que chama sua atenção. Sejam carros voadores passando por arranha-céus no horizonte ou luzes de neon brilhando em uma rua sombria, Huntdown faz isso muito bem.

Conclusão

Huntdown é uma ode aos filmes de ação gloriosamente violentos e ridículos dos anos 80, deleitando-se com frases simples e bregas, personagens maiores que a vida e derramamento de sangue. É um desafio, mas amplamente justo, com alguns emocionantes encontros com chefes que exigem uma variedade de táticas para serem levados à justiça. A trilha sonora estrondosa e a bela estética de 16 bits são apenas a cereja no topo do bolo.