fegarusso 31 / 03 / 2020

Quando não houver mais lugar no Inferno, os mortos andarão sobre a terra

Publisher: Bethesda Softworks
Developer: id Software, Panic Button Games
Gênero: Action, FPS, Adventure (Ação, Tiro, Aventura)
Plataformas: Google Stadia, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One

De volta ao inferno

Após um começo de ano sombrio, o que afetou novos lançamentos, a id Software manteve o lançamento deste game épico, de forma firme. DOOM Eternal é absolutamente incrível. Ao construir um predecessor fantástico, o estúdio do Texas atingiu novos patamares, à medida que sua equação de ação intensa e rápida e exploração agradável foi enriquecida com novas idéias e mecânicas. A plataforma agora pode se considerar parte do ciclo principal da jogabilidade, e a experiência é melhor por isso. DOOM Eternal é uma viagem inequivocamente essencial para o inferno e de volta pra casa.

DOOM envergonhou sua competição há quatro anos, e sua sequência fez isso novamente. Chega ao ponto em que isso deve ser considerado a maior conquista da geração da Bethesda. Desde tiroteios fenomenais até controles responsivos que tornam os medos da plataforma em primeira pessoa algo do passado, este é um título que oferece um desafio real aos melhores da indústria e muita diversão aos jogadores.

Senta o dedo nessa p@#$a

Naturalmente, o tiroteio está no epicentro de nossos elogios. O absurdo, cruel, fodástico e incrível Doom Slayer está de volta para livrar o mundo do mal demoníaco mais uma vez, armado com o tipo de armas que só ele poderia começar a sonhar em usar. Seja a clássica Combat Shotgun, que destrói Imps, um lançador de foguetes carregado de destruição, ou a novíssima Balista em posição privilegiada para rasgar perfurar, cada uma das armas se destaca nas suas mãos. Há um peso satisfatório em puxar o gatilho que torna cada assassinato um triunfo - algo que realmente se destaca quanto mais você progride.

Isso ocorre porque, quanto mais você se aproxima da vitória, mais as brigas são intensas. Isso vai da limpeza de uma sala de Revenants e um punhado de Cacodemons a ondas, ondas e ondas dos inimigos infernais cada vez mais ferozes. Pode parecer uma perspectiva aterrorizante, mas o Praetor Suit vem com algumas atualizações bacanas para ajudá-lo a lidar com o ataque desta vez.

DOOM Eternal traz de volta o conceito de Glory Kill e o expande até o ponto em que é apenas uma das várias maneiras de recuperar saúde, armadura e munição. Se livrar os demônios de uma maneira sangrenta continua a recompensar com saúde, no entanto, se você precisar de uma armadura, o Flame Belch será útil. Atear fogo aos inimigos confere proteção extra quando eles estão mortos, enquanto um novo ataque corpo a corpo chamado Blood Punch pode ser ajustado para aumentar sua saúde. A motosserra completa suas opções espalhando munição no campo de batalha para quase todas as armas em seu inventário.

Trabalhando em uníssono, os quatro recursos ajudam a criar a necessidade de se envolver constantemente em batalhas. Um ou dois pacotes de saúde podem ser espalhados por toda e qualquer arena de combate, mas eles com certeza serão insuficientes para evitar a morte. Como tal, envolver-se na ação é essencial para derrubar inimigos e aumentar suas próprias chances de sobrevivência. Aproximar-se de um Cyber-Mancubus pode parecer uma péssima ideia em teoria quando você tem um pé na cova, mas não há sensação melhor quando você sai vivo do encontro, tendo contornado com êxito seus tiros para entregar uma Glory Kill - produzindo mais saúde do que nunca. Enquanto outros games garantem segurança com cobertura e movimentos evasivos, DOOM Eternal te faz entender que sua segurança é seu inimigo.

Armas de destruição

Os mods de armas retornam, ganhando uma nova vida enquanto aproveitam os pontos fracos dos combatentes. Desde a barragem de mísseis do Heavy Cannon até o novo gancho da Super Shotgun, todas as modificações têm seu uso. Os blasters de um Revenant podem ser destruídos para transformá-lo em um inimigo focado em combate corpo a corpo, perder o rabo é o que um Pinky mais odeia, e Cacodemons são suscetíveis a granadas.

A mecânica adiciona mais uma camada a um sistema de combate que já pode ser considerado um dos mais profundos e agradáveis existentes. É a ação rápida e intensa que o diferencia do resto, permitindo que você rapidamente percorra o local enquanto domina o terror de onde quiser. Com pontos fracos para analisar e mais opções na ponta dos dedos do que nunca, participar dos cenários de combate infinitamente repetíveis do jogo deve ser considerado um privilégio. Esta é a nata dos jogos de tiro em primeira pessoa.

E toda essa ação pode ser acessada a seu gosto no hub do jogo. É isso mesmo, o Doom Slayer tem sua própria base de operações. Com o nome de Fortress of Doom, o navio orbita a Terra e oferece a você a chance de repetir missões, curtir faixas de música dos títulos clássicos de id Software e ouvir transmissões ARC. Não é de modo algum uma adição que muda o jogo, mas pelo menos serve como um lugar para relaxar e descontrair durante a campanha de 15 a 20 horas.

Um passeio no inferno

Quando você está fora de campo e não afrouxa o domínio do inferno sobre a humanidade, explorar completamente a quantidade saudável de níveis é a melhor coisa. Você fará isso através de plataformas. Equipado com um salto duplo e dois dashes, o Doom Slayer é incrivelmente móvel no ar - permitindo que ele alcance lugares que nenhum outro ser humano sequer poderia sonhar. Você se beneficiará disso escalando superfícies designadas para estacionar em novas áreas, ganhar velocidade e impulso e evitar quedas bruscas através de uma combinação de ambos os movimentos. Cobrir grandes distâncias num piscar de olhos é especialmente emocionante, pois explorar plataformas rapidamente se torna uma segunda natureza. Isso se torna um pouco tedioso quando você falha em um salto e precisa voltar ao ponto inicial, mas podemos contar o número de vezes que aconteceu em uma única mão.

A maior mobilidade também permitiu ao desenvolvedor ser criativo com a colocação de seus itens colecionáveis. Os ambientes podem ocultar de maneira inteligente vinis e brinquedos atrás de paredes quebráveis, colocar discretamente pontos de atualização fora do caminho comum e até esconder códigos de truques onde você menos espera. Colocando o mapa do jogo em excelente uso, descobrir como alcançá-los pode ser tão agradável quanto qualquer arena de combate.

Esses quebra-cabeças ambientais podem ser divertidos, mas isso definitivamente não significa que o design geral do nível tenha sido deixado de lado. Muito pelo contrário, de fato. Não importa em que lugar do universo você esteja - seja no inferno, na Terra ou em qualquer outro lugar - é garantido que cada missão venha com seu próprio espetáculo. Estátuas gigantescas retratam batalhas antigas ao longe, enquanto o planeta que chamamos de lar parece quase irreconhecível depois de ser devastado pela horda demoníaca. É realmente impressionante, para dizer o mínimo, mantendo você pensando no que lhe espera ao virar da esquina, a cada passo do caminho.

Até a narrativa que liga esses níveis e todas as suas peças é surpreendentemente interessante. Não é uma narrativa digna de prêmio, com grande parte do enredo baseado em adiar a invasão do inferno na Terra, mas a busca para derrubar aqueles que estão por trás de tudo isso é completamente divertida. Com algumas histórias genuinamente interessantes a descobrir ao longo do caminho, é um conto que certamente contribui para uma surpresa agradável.

Bonito pra diabo

Melhor ainda, o jogo corre extraordinariamente bem. Com o objetivo de 60 quadros por segundo, houve apenas uma instância em nosso jogo em que o jogo falhou em manter essa consistência suave. Não foi grande coisa, ocorrendo no meio de uma troca de tiros incrivelmente aquecida com uma enorme quantidade de inimigos na tela. O visual não é tão impressionante, ainda mais quando comparados com os de God of War e Red Dead Redemption 2, mas como a id Software conseguiu lançar uma experiência completamente sem bugs e falhas, e como a proposta é outra, tudo é perdoado.

Juntamente com sua excelente campanha, DOOM Eternal também possui multiplayer 2v1, a qual é chamada Battlemode. Dois jogadores assumem o papel de demônios enquanto seu oponente controla o Doom Slayer em um esforço para derrubá-los.

Conclusão

DOOM Eternal oferece uma das melhores campanhas de FPS de todos os tempos. A maneira como ele se desenvolve em uma ação sensacional em ritmo acelerado com plataformas gratificantes cria uma experiência para um jogador que será lembrada como uma das melhores da geração. E com uma taxa de quadros suave para caminhar junto com a sensação fenomenal de manusear qualquer uma das armas do jogo, a id Software realmente se superou. DOOM Eternal é excelente. Uma obra realmente soberba.