fegarusso 01 / 02 / 2021

Go ninja, go ninja, robô!

Publisher: Yacht Club Games
Developer: Mechanical Head Studios, Aarne Hunziker
Gênero: Action, Adveture, Side Scrolling, Platformer
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Microsoft Windows, Linux, Mac OS

Ninja vs Robôs

Se há duas coisas comumente encontradas em jogos retro, são robôs e ninjas. Ter um jogo que junta os dois arquétipos faz sentido, certo? Cyber ​​Shadow administra isso muito bem. Desenvolvido pela Mechanical Head Studios e publicado pela Yacht Club Games, este é um jogo de plataforma de ação de rolagem lateral onde você deve salvar uma cidade futurista de um exército sintético. Inspirado por títulos clássicos de 8 bits como Mega Man, Shadow of the Ninja e Ninja Gaiden, esta versão moderna é uma experiência desafiadora e cheia de estilo.

Jogando como o titular, Shadow - o único sobrevivente de seu clã ninja - você começa com pouca saúde e habilidades básicas de salto e ataque. Claro, as coisas não permanecem tão simples por muito tempo; Conforme você avança em cada estágio, você desbloqueará mais e mais poderes que aumentam seus talentos de destruição de robôs, bem como atualizações de saúde e SP (pontos necessários para executar certos movimentos). É um jogo clássico, mas funciona: passe de nível, vença o chefe, ganhe um upgrade. Habilidades como estrelas ninja, invocar fogo e desviar projéteis aumentam de forma constante, mantendo as coisas frescas na maior parte do jogo.

Você também precisará de toda a ajuda que puder obter, porque o nível de dificuldade é elevado o tempo todo. Este é um jogo bastante desafiador e realmente não para em nenhum momento de testar suas habilidades. No entanto, diríamos que o equilíbrio está quase certo, quase balanceado, exceto por uma ou duas lutas contra chefes que exigirão algumas tentativas além do que a paciência permite. Ocasionalmente, segmentos de níveis podem ser particularmente complicados e os pontos de verificação geralmente ficam bem distantes, o que pode se tornar um pouco frustrante. A verdade é que você sempre tem o suficiente para passar, mas o jogo testa suas habilidades em quase todo o caminho.

Seja habilidoso como um ninja precisa

Isso pode parecer óbvio, mas você também precisará realmente fazer uso de todas as suas habilidades para seguir em frente. Embora você possa usar força bruta em alguns inimigos com golpes regulares de katana, geralmente é necessário usar poderes secundários, dando propósito de existir a todos os seus poderes desbloqueados. Isso também é verdade para chefes, onde a estratégia certa - em vez de apenas apertar o botão de ataque feito um maluco - vencerá a batalha. Muito raramente, algumas habilidades podem ser um pouco difíceis de executar; descobrimos que correr com um toque duplo de esquerda ou direita poderia falhar de vez em quando, resultando na morte imerecida ocasional, a qual eu chamo de puta falta de sacanagem. No entanto, os controles são geralmente tão responsivos quanto você esperaria.

Junto com a jogabilidade, uma história simples, mas interessante. Não entraremos em muitos detalhes, mas as origens de Shadow são exploradas junto com o conflito principal, e isso é apenas o suficiente para mantê-lo interessado. Existem alguns grandes momentos que não vamos estragar aqui. Sem spoiler, né?

Conforme você avança, você se depara com pontos de verificação entre os níveis, de onde se pode pular para qualquer estágio anterior. Isso ocorre porque você simplesmente não encontrará tudo em sua primeira caminhada por um segmento. Se você quiser encontrar todas as atualizações de saúde e outros segredos, precisará voltar mais tarde com mais habilidades em certos pontos das fases. Além de preencher o jogo com mais coisas para ver e fazer, isso permite que você passe pelos níveis anteriores como um ninja muito mais capaz, o que é sempre uma sensação boa.

Estamos jogando no Playstation 4 Pro, e não tivemos nenhuma queda de framerate (ou quadros por segundo em bom PT-BR) abaixo de 60. Na experiência com o Playstation 5, no entanto, você tendo um console e uma tela compatível, você tem o jogo rodando a 120 quadros por segundo, tornando a experiência ainda mais suave.

Conclusão

Cyber ​​Shadow não tem medo de ser apenas o que é: um jogo de ação inspirado no retrô sem remorso. Upgrades constantes significam que você será apresentado a novas mecânicas na maior parte da aventura, mantendo as coisas interessantes por todo o caminho. Um desafio old school o aguarda, e embora seja principalmente uma luta justa, os pontos de controle podem ser um pouco distantes um do outro, e alguns chefes podem impedi-lo de ter uma experiência suave e sem frustrações. Ainda assim, se você está procurando um side-scroller sólido como uma rocha, e divertido, esse aqui vale a pena seu tempo e seu suado dinheirinho.