Critica – Doutor Estranho

“Calma! Não é o melhor filme da Marvel. Mas poderia!!!”
By Marlos Sanuto "O presente texto não contem spoilers significativos. Mas se voce é daqueles que considera qualquer comentario uma afronta grave. Aconselho assistir o filme primeiro de depois vir se divertir aqui" O último filme de herói do ano era também o mais difícil de toda era Marvel nos cinemas. Apresentar um universo místico com uma pegada realista não foi nada fácil. Scott Derrikson, famoso por seus filmes de terror e suspense, acabou sendo uma escolha competente. E mesmo em tempos de austeridade, no que tange os super salários de suas estrelas, a Marvel preferiu investir um pouco mais no seguro com Benedict Cumberbatch como seu protagonista. A meu ver acertadamente, já que esse era o projeto mais arriscado da empresa e um que impacta diretamente no futuro de todo o universo já criado.Mesmo não querendo criar grandes expectativas, ao ver a melhor tagline de todos os tempos: “As impossibilidades são infinitas”. Não teve jeito, fui pego. E digo que superou minhas expectativas no sentido de o que eu achava possível em um filme de herói PG13. Claro que no filme eu esperava um pouco mais de terror, e ocultismo, uma vez que se tem a missão de apresentar a dimensão negra, realidades fractais e personagens que visualmente se aproximam de um “diabão incandescente”. Porem como já se esperava a formula Marvel se faz presente e poda o filme em alguns pontos que poderiam ser bem promissores. Não me entenda mal, adorei o filme e realmente me surpreendi com muita coisa tanto do roteiro quanto visualmente. Mas fica evidente a mão pesada do homem forte da Marvel, Kevin Feige.

Personagens
Stephen Vincent Strange é o personagem mais deplorável, pesado e com posturas questionáveis da filmografia Marvel. O foco nas mãos, sua importância na jornada e como isso afeta a mente do Doc. Strange são as partes que mais se permitem liberdades utilizando o bizarro e terror.


Efeitos Visuais
A parte visual certamente é unanimidade. Um mix de “Inception” com “Matrix” e muito ácido! Um deleite para os sentidos. Um dos poucos filmes desde Avatar que vale a pena ser visto em 3D IMax. Podendo inclusive ser o primeiro filme de herói a se sagrar vencedor de um Oscar. Stephane Ceretti que assina os efeitos visuais gabaritou, tem sido elogiadíssimo pela critica especializada e não esconde a empolgação. Desse que pode ser um grande passo para os filmes de heróis no reconhecimento da indústria.
Conclusão
Mesmo com a formula Marvel ainda presente, nota-se a vontade e até necessidade de tentar coisas novas. E Doutor Estranho dá esses passos mesmo tendo deixado de lado questões inerentes ao personagem como a parte de ocultismo e entidades malignas, devido a possíveis associações a algumas religiões, algo compreensível. De certa forma a explicação fica um pouco mais na pseudociência. Transferências de energia entre realidades, “Magia é a Ciência que não entendemos” e todo esse papo. E, afinal de contas, não é um filme Independente, é um Blockbuster que precisa atender a um publico gigante. Entendo! Gostei! Poderia ser melhor? Sim, se fosse dirigido por James Wan, pela Netflix! (Já pensou?!?!) Fato: é um excelente filme e o resultado estabelece um lugar próprio para o Doutor Estranho, dentro do Universo Marvel, como a melhor apresentação de personagem desde Homem de Ferro.Critica
Doutor Estranho Marvel Studios*As opiniões retratadas abaixo são de inteira responsabilidade do autor do texto, não retratando a opinião do site.