fegarusso 29 / 08 / 2019

Publisher: 2K Games
Developer: Gearbox Software
Gênero: ARPG/ FPS
Plataformas: Playstation 4/ XBox One/ PC

Alguns personagens do primeiro jogo marcam presença importante neste game

Mais Claptraps do que você pode aguentar... ou não! Humps humps humps

Está se tornando algo extremamente familiar ultimamente: um jogo muito amado da geração anterior aparece em sua biblioteca de jogos novo e brilhante, vestido uma nova roupagem e se exibindo em uma tentativa de atraí-lo para longe dos lançamentos mais recentes. O último título a entrar nesta categoria é Borderlands: The Handsome Collection, um título que, embora claramente dentro do crescente movimento de re-masterização do PlayStation 4, está realmente oferecendo uma porção significativa de Borderlands, na esperança de agradar tanto os novatos da série quanto os veteranos deste mundo psicodélico, assassino, violento, exagerado e extremamente divertido.

Os inimigos vêm aos montes, sem nenhum dó de você.

Morte aos Vault Hunters

Então, o que esta compilação contém? Bem, ela não só tem o Borderlands 2 e o Borderlands: The Pre-Sequel, mas também tem todos os conteúdos para download liberados para ambos os jogos até o momento. Se você é um jogador de Borderlands que está retornando à série, é provável que você tenha jogado Borderlands 2 antes, portanto é a Pre-Sequel que será de maior interesse para você. Não que revisitar Pandora - o mundo onde se passa Borderlands e sua sequência - não seja sempre algo tentador.

Neste precursor de Borderlands 2, você se verá no papel de um Vault Hunter sob o emprego de Handsome Jack - antes deste se tornar o vilão central da série - onde conta-se a história de como Handsome Jack acabou com um ódio profundo de todos os Vault Hunters. No Pre-Sequel, a ação é levada para a lua Elpis, um dos satélites de Pandora, o que resulta em um pequeno acréscimo de jogabilidade, como a habilidade de pular alto no ar - graças à gravidade diminuída - e realizar ataques de solo. Uma adição muito menos bem-vinda é a necessidade de reabastecer seu oxigênio constantemente - devido à falta de atmosfera - e, embora você raramente seja pego de surpresa, quando isso acontece, tende a ser nos momentos mais inoportunos.

As armas continuam sendo aleatórias. É quase impossível experimentar todas as combinações que o jogo tem a oferecer.

Que viagem, bicho

Assim como os dois principais jogos, há também uma grande quantidade de conteúdo adicional, o mais recente deles - o Claptastic Voyage - é tão novo que não foi concluído a tempo de chegar à mídia física do game. Portanto, você terá que passar por uma atualização de oito gigabytes para jogar este DLC.

Como o título sugere, esta linha de missão é uma homenagem ao filme Fantastic Voyage, quando o seu Vault hunter é encolhido e entra no sistema interno do Claptrap, um alívio cômico robótico presente em toda a série, para recuperar alguns dados importantes. Com uma vibe real de TRON enquanto você percorre os circuitos e a memória do robô inútil, você reviverá eventos de seu passado, vai se aventurar através de representações distorcidas de sua psique e encontrar várias formas de realização de seus traços de personalidade - todos perfeitos para a marca usual de humor peculiar muito presente, e quase marca registrada, de Borderlands.

É viagem bastante agradável através de ambientes que você não viu em outro lugar em Borderlands, e tem alguns momentos genuinamente engraçados. Quando comparado com o resto do conteúdo da The Handsome Collection, esta DLC é muito boa, o que é uma ótima notícia, já que a qualidade dos outros add-ons pode variar entre lixo absoluto e excelente (raramente havendo algum meio termo).

A arvore de habilidades dá um tom de personalização no seu personagem

Muitas horas extras de jogo

O grande volume de conteúdo para jogar é impressionante, mesmo que você desconsidere algumas das adições relativamente pequenas, como novos personagens jogáveis ​​ou arenas de desafio. Como resultado, você aproveitará ao máximo a coleção The Handsome Collection concentrando seu tempo no melhor conteúdo, que geralmente são as campanhas da história principal ou os complementos mais pesados, como o Tiny Tina Assault on Dragon Keep - uma aventura no melhor estilho mesão de Dungeons & Dragons - e o já mencionado Claptastic Voyage.

Um problema que você pode experimentar é que a maioria dos pacotes de histórias mais substanciais exige que você tenha um personagem de nível decente antes de enfrentá-los, pois ir em baixo nível ou com um arsenal fraco levará você a ser morto rapidamente e repetidas vezes. Felizmente, você pode importar personagens das versões de cada um dos jogos - se você os jogou.

BOOM! Headshot.

Conclusão

Embora essa seja uma inclusão muito bem-vinda, se você já é um veterano na série e não gostaria de jogar tudo de novo, ela exige que você ainda possua uma cópia do Borderlands 2 ou do Pre-Sequel, já que apenas ter seus arquivos salvos em mãos não será suficiente para aproveitar essa opção. Isso é porque você precisará enviar seu personagem para a 'nuvem' das versões mais antigas dos jogos, antes que ele possa ser baixado para a coleção The Handsome para você continuar suas aventuras. Além disso, você também pode transferir apenas da mesma família de consoles, então se você pulou a cerca do Xbox para o PlayStation, você terá que jogar tudo novamente.

Já para os que chegam agora ou para quem não se importa em jogar tudo novamente, é uma aquisição obrigatória, que não será necessária, mas te ajudará a se preparar para setembro, onde a quarta entrada da série, Borderlands 3, desembarca com força total. Também lhe dará algumas referências, o que, acreditamos, aumenta a imersão e, por conseguinte, a diversão em se jogar uma nova entrada da série.