fegarusso 06 / 07 / 2020

Mais pra Ben 5 e meio.

Publisher: Outright Games LTD
Developer: PHL Collective, Torus Games
Gênero: Adventure (Aventura)
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Nintendo Switch

Grana, cash, money, bufunfa

Ben 10 chegou às telas de televisão pela primeira vez em 2005 e rapidamente se tornou um sucesso para o Cartoon Network, gerando três séries derivadas, quatro filmes e oito jogos. Ele gira em torno de Ben Tennyson, um garoto que descobre um relógio chamado Omnitrix, que permite que ele se transforme em vários alienígenas. A franquia estava inativa desde 2014. A série foi reiniciada no final de 2016, com um foco maior na comédia. Isso, é claro, significa que um novo jogo baseado na reinicialização tinha que ser feito para lucrar totalmente com a marca.

Bate neles!

A desenvolvedora Torus Games seguiu o caminho certo para Ben 10. O combate aqui é mantido relativamente simples, mas flui incrivelmente bem. Você estará fazendo seu ataque padrão com um botão, enquanto pressionar outro quando solicitado permitirá que você contra-ataque um inimigo que está prestes a atacar. Os ataques de cada alienígena são únicos e têm suas próprias forças e fraquezas, dependendo do inimigo que você está enfrentando e da sua localização atual. Da mesma forma, todo alienígena tem um medidor de ataque especial que é preenchido ao derrotar inimigos. Esses ataques variam muito entre alienígenas. Por exemplo, o XLR8 é capaz de desacelerar o tempo para evitar ataques, Overflow usa sua água para explodir grupos de inimigos quando você está cercado, e o Stinkfly expele um gás tóxico por toda a área. Todos esses ataques capturam a essência dos alienígenas de Ben e, apesar de a jogabilidade ser relativamente simples, adiciona uma corrente de estratégia e complexidade.

Inicialmente, você começa o jogo com apenas três alienígenas disponíveis, mas é premiado lentamente com o resto à medida que avança. Essa decisão funciona bem, pois permite que você se sinta confortável com alguns alienígenas, em vez de ficar sobrecarregado pela escolha de qual usar. A implementação de áreas especiais acessíveis apenas a certos alienígenas também faz um ótimo trabalho em forçar você a explorar as habilidades de cada um. Muitas vezes você encontrará áreas especiais, mas ainda não possui o alienígena correto para acessá-la. Eles geralmente existem para esconder uma das cartas colecionáveis ​​do Sumo Slammer e promover alguma rejogabilidade, dando um pouco de impulso às muito curtas três horas de duração do jogo.

À medida que você continua derrotando os inimigos, seu Omnitrix se enche e, eventualmente, você pode liberar o Ultimate Power do seu alienígena que limpa toda a tela de inimigos, útil para quando os jogadores ficarem sobrecarregados com a quantidade de inimigos na tela ou se sua saúde estiver diminuindo rapidamente. Assim como os ataques especiais, esses movimentos são fiéis às contrapartes dos alienígenas no programa de TV.

Fiel a série de TV. Mas só.

Enquanto derrotar inimigos enche seus medidores de ataque, também fornece moeda, assim como esmagar vários objetos nos níveis. Você encontrará mini-objetivos em todos os níveis, que pedem para derrotar uma certa quantidade de inimigos com um alienígena ou não sofrer nenhum dano durante uma seção em particular, o que fornece ainda mais moeda. Isso pode ser gasto em atualizações nas estações que você encontrar ao longo do caminho, permitindo aumentar a força de cada alienígena e alterar os efeitos de seus ataques especiais. O sistema de atualização parece ser um pouco inútil, no entanto. Você estará acumulando tanta moeda que terá 90% das atualizações desbloqueadas para todos os 10 alienígenas de Ben até o final do jogo e, mesmo assim, parecerá que essas atualizações não fazem a menor monta. A diferença entre um personagem sem atualizações e um que foi totalmente atualizado parece insignificante na melhor das hipóteses.

Como mencionado anteriormente, o Ben 10 é muito curto e, além disso, não é muito desafiador. O jogo apresenta uma mecânica legal, onde se sua saúde estiver esgotada, você voltará a ser Ben e precisará se esconder para regenerar a saúde, mas você raramente experimentará isso porque o jogo é muito fácil. Sem dúvida, a Torus escalou essa dificuldade para ser perfeita para crianças pequenas, mas algumas opções de dificuldade teriam sido boas para fãs mais velhos.

Um dos maiores pontos fortes de Ben 10 é o quão bem ele imita a aparência e o tom do desenho animado. Todos os modelos de personagens reproduzem bem o novo estilo artístico do programa, o que não é fácil, considerando que o programa é em 2D e o jogo é em 3D. Isso dá ao jogo uma sensação autêntica e captura o mesmo tom de um episódio típico.

Conclusão

Ben 10 é uma brincadeira divertida. Todos os 10 alienígenas de Ben são bem feitos e muito diferentes um do outro, e saltar de inimigo em inimigo no combate em ritmo acelerado é satisfatório. Os fãs do show ficarão emocionados com a recriação fiel do estilo artístico e da sensação geral do desenho. Infelizmente, quase não há fator replay, não há IA, dificuldade ou sistema satisfatório de recompensa, além de ser um game extremamente curto. É um jogo de final de tarde para quem quer se divertir sem pensar ou ser desafiado, ou para crianças pequenas com baixa tolerância a frustração.