fegarusso 21 / 07 / 2020

Frenético

Publisher: Team17, Yooreka Studio
Developer: Veewo Games
Gênero: Platformer, Run 'n' Gun, Rogue-Like
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

Balas, balas e mais balas

Neon Abyss é um jogo de plataformas rogue-like, gerado proceduralmente, que se inspira pesadamente em jogos como Enter the Gungeon e The Binding of Isaac. Você joga como parte do grupo formado no Hades, o 'Grim Squad' e é jogado no abismo, equipado com nada mais do que uma arma para explodir inimigos através de sala após sala, a fim de alcançar e matar o gerente de cada andar.

Em termos de jogabilidade, Neon Abyss adota uma abordagem mais simplista do que outros rogue-likes, pois opta por não ter um botão de esquiva. Em vez disso, você precisa desviar dos projéteis pulando ou andando pra fora da rota deles, o que é definitivamente mais fácil dizer do que fazer em um ambiente 2D, principalmente para a miríade de novos jogadores que não vieram das gerações dos 8 e 16 bits. Há muitas ocasiões em que você não tem outra opção a não ser sofrer danos ou até morrer, porque há tantos projéteis na tela que não há como evitar.

Pule, atire, repita

À medida que você avança pelos andares, encontrará uma boa variedade de armas e itens que se sinergizam entre si para criar resultados bem variados. Por exemplo, se você coletar o item popcorn, que faz com que suas balas explodam, e também coletar o Elastic Gel, que faz com que suas balas ricocheteiem nas paredes, você terá balas explosivas que ricocheteiam. As diferentes sinergias no jogo ficam mais loucas quanto mais você progride e mais itens desbloqueia; certamente faz com que o jogo seja divertido e se renove a cada vez que se passa pelo Abismo.

O jogo também apresenta uma nova mecânica que não é vista em nenhum outro tipo de jogo do estilo: ovos. Esses ovos podem ser coletados em baús espalhados por toda a masmorra e, após a conclusão da sala, têm a chance de chocar e lhe dar um amiguinho, que está disposto a ajudá-lo. Esses companheiros têm várias habilidades, como jogar bolas de neve nos inimigos para atordoá-los, coletar dinheiro e soltar corações. Eles também têm a chance de evoluir para se tornar mais fortes e mais úteis ao longo de sua jornada. É uma excelente adição que ajuda o Neon Abyss a se destacar de seus concorrentes.

O jogo é muito rápido e caótico, o que ocasionalmente pode causar algumas quedas na taxa de quadros nas salas mais populosas. Nós experimentamos quedas visíveis em muitas ocasiões quando havia muitos inimigos, balas e explosões dentro de uma sala. A outra desvantagem notável dos estágios serem tão caóticos é tentar ver os projéteis que chegam para conseguir evitá-los. Em várias ocasiões, nos encontramos confusos sobre o motivo pelo qual sofremos danos, pois não conseguimos sequer ver o que nos atingiu. Isso talvez traga um pouco de sentimento de frustração demais, se aliado ainda à queda de framerate, o que pode atrapalhar um pouco a diversão.

Conclusão

Neon Abyss é um jogo divertido e rápido no gênero rogue-like, com um loop de jogabilidade sólido e um ótimo fator de rejogabilidade. Embora traga novas idéias, como a de ovos colecionáveis, e tenha uma boa variedade de armas, inimigos e sinergias, não deixa de ter suas desvantagens. Problemas de desempenho, a falta do botão de esquiva típico do gênero e o design caótico das salas impedem que Neon Abyss seja um título obrigatório. Nada que não possa ser corrigido com um patch ou dois.