PlayerCast

PlayerCast #94: Games são Arte?

Vitrine Principal 94

Já falamos de diversos jogos, consoles, falamos muito sobre a indústria que cresce a cada ano, e é certo que gostamos muito de games. Mas essa mídia que tanto apreciamos pode ser considerado Arte? Afinal, o que é arte? Vamos filosofar?

Vamos tentar achar respostas para essas e outras perguntas nessa missão difícil junto com  Daniel “Danlost”, Igor Ritter, João Neto e Marlos Sanuto nesse que é um dos playercasts mais interessantes que já fizemos.

 

Comentado nesse Episódio:

ARTE DA VITRINE:  Almir Tadeu

 

Feed do PlayerCast:

 

Curta nossa página do Facebook:

 

 Twitter:

 

Emails:

Ou envie seu email para contato@playerselect.com.br

 

 

  • Games são arte?

    Não.

    • Danlost

      Vish, quem és tu: 🙂

      • Vou revelar o mistério sai do Player Select só pra ganhar o First!

  • Almir o "Branco"

    Almir o maior artista digital (vitrineiro) do Player Select, e tenho dito.

    • Danlost

      Quem é esse?

      • Danlost

        Se voce tivesse realmente feito essa vitrine, estaria o Trevor no quadro maior, certeza.

        • Almir o "Branco"

          Mas foi eu que fiz, não se faça de besta. E um jogo que joguei recentemente baseado na arte de "Escher " para iOS e Android, "Monument Valey", esse sim uma obra de arte.

          • Danlost

            huahuahuhuuaa

  • Marcus.maia

    Acho que tudo é arte e o que define a importância é o valor que vc acaba dando.
    Exemplo: Filme da xuxa é uma merda, mas ocorreu um trabalho de diversos artistas para
    que no final o produto fosse entregue para eles é arte.
    Outro ponto que quero levantar: Como o Igor é vira casaca. "Não é arte, mas pensando bem é arte, sim!" rsrsrs.
    Cast bacana, mas um pouco tennis verde…
    PS: Sobre o jantar epico era Omelete "restódionten".

    • Omelete com nome bonito? mas não deixa de ser omelete.. rsrs

  • Ricardo R. Caldeira

    Para mim todo jogo criando até hoje é uma arte, tanto faz na parte visual ou musical tem um trabalho criativo deu uma equipe por traz que faz cada jogo uma criação quase único. Mais como o conceito de arte é diferente para cada pessoal pode haver pessoas que considere jogos não uma arte mais sim algo para distrair apenas.
    PS.: Jogos que são arte suprema para mim: Jogos da saga final fantasy, Bioshock e o Last of us.
    Ps2(ainda tenho um).: O player cast não é uma arte suprema e sim divina!

    • Almir o "Branco"

      O PlayerCast é uma arte divina, pois como você mesmo disse: "Tem um trabalho criativo deu uma equipe por traz que faz cada cast (mas você disse jogo) uma criação quase única" editores de áudio, vídeo, imagem, e mídia especializada #SQN. Abraço

  • Existem jogos que são obras de arte SIM, todos os jogos são obras de arte? nem fudendo!
    tem vários dessa geração, mas não vou criar polemica desnecessária, o PS não me paga mais pra isso. Vou com um unanime.

    O jogo do ET é arte? o jogo foi feito nas coxas só pra pegar o Hype do filme. Visualmente e mecanicamente é uma bosta! provem que isso é arte!

    • Danlost

      Vc ouviu o cast?

      • Ainda não =D só deixei minha opnião… é que saiu tanta coisa de quinta pra cá… mas quando eu ouvir eu deixo outro comentário pra vcs =D

    • Pra descobrir tem que desenterrar primeiro…rs

  • Arkhan

    Definir o que é Arte é o mesmo que definir o que é Beleza.

    Se você encontrar uma mulher atraente na rua e perguntar para outro homem se ela é bonita, provavelmente vai concordar – porque ele também aprecia o objeto em questão. Mas quem não gosta de mulher irá dizer que não é bonita, pelo simples fato de não se interessar pelo produto.

    Da mesma forma, se perguntares para uma pessoa que não joga video games se jogos são arte, irão invariavelmente discordar e dizer que é apenas um brinquedo.

    • Vou discordar um pouco nobre amigo. A beleza trabalha aspectos subjetivos bem diferente das artes. É uma confusão até comum. A arte tem haver com tecnica aplicada, que pode ser estudada, avaliada e desenvolvida. Como vem sendo a séculos. É que para nós, leigos, meros mortais, pelo fato de muitas vezes não entender, ou não ter as ferramentas para tal, associamos a coisas subjetivas, ou até a dons divinos. A proposta desse cast é estimular exatamente novas visões, diferentes dessas.

      • Arkhan

        Sinta-se livre para discordar, Marlos. Até porque a discussão e a retórica também são uma arte.

        Reconheço os aspectos técnicos que mencionaste, e realmente existem. Mas insisto ainda que tanto a Arte quanto a Beleza são subjetivos.
        É incontestável que o quadro de Mona Lisa foi obra de grande técnica e talento. Não obstante, só é considerada Arte por uma parcela de pessoas, muitas outras não gostam e até acham um desenho mau feito, e afirmam que crianças de talento mediano poderiam fazer melhor.

        Se "tecnica aplicada" e habilidades bem trabalhadas forem pré-requisito para algo ser dado como Arte, seriamos obrigados a elevar a esse patamar desde as apresentações do Cirque du Soleil até a montagem de uma bicicleta, pois ambos envolvem um processo complexo de "técnicas aplicadas".

  • João Marcos Silva

    Acho que nem todos os jogos podem ser considerados arte, por que existem muitos jogos que são de certa forma "Enlatados" como COD,FIFA,etc. Acho que pra ser arte tem que ser uma coisa mais bem trabalhada e elaborada, não necessariamente com um enrendo complexo e gráficos de ponta.Mas isso varia muito de pessoa pra pessoa.

    PS:Meu TOP 5 é : Metal Gear Solid (série),Shadow of The colossus,The Last of us, Final Fantasy 8 e Street Fighter 3.

  • Jota Branded

    Olhando a definição de arte, tudo pode ser arte – " O processo criativo que é realizado através de imaginação e habilidade." Mas ai que vêm o gatilho do que é arte ou do que é verdadeiramente "ARTE".

    Veja bem, o próprio cinema que começou apenas como uma forma de entretenimento, escapismo e nada mais; ao passar do tempo a formula foi mudando com pessoas que queriam distribuir ideias e desafiar a plateia com por exemplo obras que discutem sentimentos, sonhos, subconsciência e etc. Por isso hoje em dia é bem difícil as pessoas não perceberem que filmes podem fazer grandes peças de artes.

    Mas games podem fazer a mesma coisa? Bem, com o fato que games são similares a outras mídias ou como muitos dizem, 'imitações baratas de filmes' – Existe um sentimento no parcial comum da população que muito games são experiencias para emular estar em um filme, porque todo mundo já é interligada indiretamente com o cinema hoje em dia. Video-games tem uma diferença que é única e exclusiva para a mídia… A escolha. Deixando a mídia única, já que não tem como escolher como um filme, música ou leitura pode acabar, apenas tirar uma ideia sobre a obra. Mas video-games sim, de um forma limitada ainda consegue transformar a experiencia para outro patamar, fazendo o mesmo das outras mídias e mesmo assim evoluindo consigo mesmo, acho que até podendo ser mais construtivo e criativo que outras formas de arte.

    Se games são arte ou não? Sim e se hoje em dia pessoas ainda não enxergam, elas com certeza irão considerar no futuro!
    É só questão de tempo para as pessoas assimilarem!

  • ursinhomalvado

    Deu "vergonha alheia" ouvir o início do cast. Embaraçoso.

    • Danlost

      O que?

      • ursinhomalvado

        É que vocês falaram tanta bobagem no início que eu não consegui ouvir o resto. Acredito que apenas o convidado entendia um pouco do tema (ou fez uma pesquisa pelo menos).

        • Almir o "Branco"

          Pensei que você fosse "malvado", Ursinho de Pelúcia.

        • Danlost

          Nossa, desculpa aeee… fico surpreso, pois você não é ouvinte novo, enfim, pena que não conseguiu ouvir.

    • Fazendo jus ao nome… Mas ainda sim fiquei curioso em saber sua opinião já que apenas chutou nosso joelho e saiu sem nada dizer…

      • ursinhomalvado

        Acho que tem razão, foi golpe baixo. Desculpe.
        Esse tema está muito batido, discutir se algo é ou não arte não faz sentido desde que Marcel Duchamp colocou um urinol em exposição como uma de suas obras. Pintura, escultura, games, nada disso é arte, são meios com os quais se pode produzir arte ou ilustração ou entretenimento (e uma coisa não necessariamente exclui a outra).
        Nenhum jogo vendido no mercado entra na categoria de arte, acima de tudo porque não foram produzidos com esta intenção. Existem diversas obras eletrônicas em museus e galerias hoje em dia. São análogos aos games, mas são outra coisa (nem melhor nem pior).