Filmes e Séries

Crítica – Policia Federal: A Lei é Para Todos

Um Filme Que Fala de Corrupção na Política sem Ser Político?

By Rafael Pandaren

Antes de mais nada, devo agradecer a organização pelo convite, pessoal da agência Febre! Muito obrigado!

Vamos ao filme, nota importante aqui, o texto a seguir não possui spoiler, quer dizer, todos sabem da história, é só ligar a televisão mas ok.

SINOPSE

Conta a história dos acontecimentos da operação “Lava Jato”, sendo mais preciso até meados de 2016, mostrando como uma “simples” investigação de doleiros levou ao maior escândalo de corrupção da história da humanidade.

Trata-se basicamente de um thriller investigativo, o diretor Marcelo Antunez em entrevista revelou ter forte inspiração em Spothlight mas desejando criar uma cara e identidade brasileira. O filme surpreende, um elenco bem encaixado, diálogos relevantes (algumas vezes repetitivos), ambientação e fotografia excelentes! Mesmo tendo como base o cinema norte americano a uma cara própria.

O filme beira o limiar de um documentário, com narrador em off e explicações, mas é compreensível se levar em conta a complexibilidade do assunto e sua extenção, a algumas cenas de ação mas não é o forte, especialmente uma perseguição de carro logo no inicio, ali se nota que ainda é difícil para o cinema nacional acertar a mão, mas nada que afete a qualidade das cenas de suspense e tensões, isso sim é o forte.

O desenvolvimento dos personagens é algo que achei bem curioso… Tive a sensação de que ficaram bem rasos, com alguns conflitos internos e externos, mas não sei dizer se pelo fato de serem brasileiros ou talvez por não precisar, mas foi algo que não me incomodou. O longa faz muitas críticas ao fato de existir o “Foro Privilegiado”, ao fato do STF “sentar” nos processos e nunca julgar e da corrupção sempre ter existido no Brasil a ponto de ser repetitivo nesses itens.

O primeiro ato do filme é um tanto rápido demais, talvez com um pouco mais de tempo de tela pudesse criar uma tensão maior e a “descoberta” de quão grande poderia se tornar a investigação algo mais impactante.

CONCLUSÃO

Enfim!!! Talvez junto de Tropa de Elite e Cidade de Deus, esse filme venha nos mostrar mais uma vez que é possível fazer cinema no Brasil sem ser tema nordestino sofrido ou comédia… É um thriller empolgante e muito bom de se assistir, mesmo sabendo de tudo oque vai acontecer. É importante ressaltar novamente, no meu ponto de vista não a politicagem muito menos “lados” especialmente nesses dias tão polarizado.

Polícia Federal: A Lei É para Todos estréia dia 7 de setembro nos cinemas.

Critica

Polícia Federal: A Lei É para Todos
Downtown/Paris

*As opiniões retratadas acima são de inteira responsabilidade do autor do texto, não retratando a opinião do site.