Análise de Games

Análise – Rainbow Six Siege

Análise Principal - Rainbow Six

*As opiniões retratadas abaixo são de inteira responsabilidade do autor do texto, não retratando a opinião do site. Esse texto não contém spoilers do jogo.

Por Almir Branco

Rainbow Six Siege é o novo FPS, baseado nos livros de Tom Clancy. O game tem uma jogabilidade mais realista e menos frenética do que os “concorrentes” Call of Duty e Battlefield. Focado muito mais na experiência multiplayer.

Tentei jogar como outros FPS e não tive muito sucesso, o realismo absurdo me fez jogar com mais paciência e táticas militares que até aprendi no quartel, a famosa frase do filme “Tropa de Elite” do Capitão Nascimento quando está ensinando o Matias se faz obrigatória aqui “Fatio Passo, boa seu gamer”. Não temos a opção de reviver após ser abatido, quando você morre, fica só observando através de câmeras, o máximo que consegue fazer e ajudar o time indicando onde estão os inimigos. Cada cômodo deve ser muito bem limpo, e isso ajuda a construir um clima tensão, você nunca irá entrar em um cômodo como se fosse um Rambo da vida.

Raibow-Six-Siege-1

O que me impressionou no primeiro momento foi a movimentação do personagem, realmente parece que você sente o peso da arma que está empunhando, as fases bem construídas e o multiplayer resultam em um uma experiência de FPS tático surpreendente e realista. Resultando em partidas muito desafiadoras, me senti um soldado das forças especiais.

A rodada, você ganha pontos no game. Com isso, poderá adquirir novos soldados, que são de cada organização especial no game (SWAT, GIGN, SAS, Spetsnaz e GSG9). Cada soldado possui seu tipo de arma e movimento diferente conforme sua organização.

Raibow-Six-Siege-2

Existem diversas personalizações para as armas, para funcionalidades e aparência, isso resulta uma jogabilidade diferente para cada game que ecolherá qual arma é mais adequada para tal situação.

O jogo pode mudar muito dependendo do “Soldado” usado. Objetivos mudam a cada rodada deixando assim o jogo imprevisível e força o jogador a se especializar com cada tipo de soldado.

Raibow-Six-Siege-3

Nas rodadas ou você ataca ou defende. Defender pode ser um objeto ou refém, quem ataca recuperar os itens. Os que defendem tem um tempo para aramar barreias, arames e outros recursos para dificultar a invasão, e quem invade conta com ajuda de drones para saber onde estão os objetivos e também os inimigos.

A única coisa que acho que faltou foi um modo campanha que na minha opnião tinha tudo pra dar certo, mas achei maneiros os modos de jogo, e indico jogar os “Cenários” e a “Caçada aos Terroristas” (que são na minha opnião um micro modo campanha) antes de partir “Multiplayer”. Fazendo isso é possível ganhar mais experiência, e adaptarsse as áreas de jogo e também testar cada estilo de soldado, armas e itens que mais te agradam.
Nada é fácil, o modos single player e coop são bastante desafiadores até mesmo no nível normal. O game exige atenção todo o tempo qualquer vacilo e “bum” fique olhando seus amigos jogarem.

O som e essencial, não só o chat com os amigos, como dos cenários. Os sons de tiro, passos, até barreiras quebradas são de extrema importância na experiência do jogador. O som e a qualidade do mesmo superaram minhas expectativas.

Raibow-Six-Siege-4

Falando em gráficos, ele impressiona nas cutscenes, no mais é um jogo “normal” para os padrões desta geração, mas não decepciona.
Outra coisa que me impressionou foram as modificações dos cenários para situações diurnas ou noturnas. Operações se tornam bem diversas para quem presta atenção nestes detalhes. Que faz toda diferença para quem quer invadir sem ser muito caos.

CONCLUSÃO
Apesar de não jogar um game de FPS a muito tempo (se considerar “Far Cry 4” foi o último) Rainbow Six Siege é um bom jogo, pecando apenas por não ter um modo campanha. É bonito, a jogabilidade é realista podendo afastar alguns jogadores de FPS padrão. Mas para quem procura um FPS diferente do que já jogou eu recomendo.

Rainbow Six Siege
Ubisoft/Ubisoft Montreal

*Rainbow Six Siege está disponível para Xbox One, PS4 e PC.