Análise de Games

Análise – FIFA 18

“Eu era um jogador convicto de PES…”

Por Andrews Reis

Na verdade, muito antes disso, eu fui moldado no International Super Star Soccer DEEEEEEELUXEEE (eu sei que você leu no ritmo).
E como todo bom aficcionado por futebol, fui engolido pelo gostoso Winning Eleven. E que jogo amigos, que jogo! Excelentes tempos mais simples.

Lembro que em meados de 2013, eu e meu irmão travávamos duelos incríveis, ele com Barcelona, eu com Real Madrid. O PES 2013 era presença certa no nosso bom e velho Xbox360, e sentiamos que aquilo nunca iria mudar.
Nunca.

EIS QUE…

A nova geração chegou, e adquiri um PS4. Então resolvi dar uma chance para o FIFA 14, e comparar com o PES do mesmo ano. E meus amigos, o meu conceito de futebol nunca mais foi o mesmo.
Posso dizer com tranquilidade que FIFA redefiniu o conceito de simulação no mundo dos gaemz. Nunca um esporte foi tão bem representado quanto com este jogo.
É lógico, os bugs existem, sempre existirão. Os bugs existem até mesmo no futebol da vida real, se você prestar atenção. E não é isso que define FIFA.
O que define a simulação são os detalhes.

E meu amigo, FIFA 18 é uma maestria nos detalhes. Desde a torcida exaltada nos ataques, o silêncio sepulcral da mesma torcida quando o time da casa leva pressão, os pequenos e decisivos lances de bola da mão, entre outras features fazem a atmosfera dos jogos serem mais reais que o futebol real. Tá, é lógico que é eufemismo, mas dane-se. É preciso exaltar o ambiente de FIFA… A única coisa que eu sinto falta é do cheiro da grama.

VAMOS AO QUE INTERESSA

FIFA é um jogo anual, e todo mundo sabe. Para muitas pessoas, é inexplicável o jogo ser anual. Poderia ser, quem sabe, bianual e ter uma atualização de jogadores todo ano para manter os elencos quentinhos. Obviamente, existem várias explicações para o jogo ser anual: primeiro, ele VENDE, e toda empresa visa o lucro. Então meu velho, o jogo vai ser anual sim. Segundo, quem não percebe as diferenças entre as versão muito provavelmente não está acostumado a jogar.

Se você é daqueles que jogam FIFA TODO ano, sabem que existem diferenças cruciais nas mecânicas entre as versões. Nem sempre as mesmas são acentuadas, mas sempre presentes.
No FIFA 18, particularmente senti uma mudança bem grande na mecânica, principalmente na velocidade. O jogo está mais cadenciado, privilegiando jogadores com mais habilidade e drible, e prejudicando os jogadores que são essencialmente velocistas.

A defesa está mais complicada também. Aparentemente, os defensores estão um tanto quanto mais atrapalhados, e com menos efetividade no bote. Nesta versão do FIFA você vai mais do que nunca ser preciso no desarme, e evitar dar o bote quando não for o momento.
E os goleiros? Ahhhh os goleiros. Vamos falar dos goleiros!
Na semana de lançamento os goleiros estavam aceitando mais que o Muralha do Flamengo. Estava muito fácil de fazer gol, qualquer chute Finesse era gol na certa. Mas para alegria geral da nação, na semana seguinte a EA liberou uma patch que corrigiu isso.

JORNADA

Alex Hunter está de volta!
O modo jornada voltou trazendo algumas melhorias como a customização de roupas, tatuagens e penteados para Alex. As alterações são refletidas nas partidas e nas CGs que contam a história do atacante mais querido da terra da Rainha.
Sobre a história de JORNADA, não falarei nada. Apenas que: joguem. Está excelente, e em breve faremos um podcast para falar sobre tudo que aconteceu, nos mínimos detalhes!

Ainda dentro das mecânicas novas deste modo, temos um sistema de parceria com o companheiro de ataque, que evolui conforme objetivos são atingidos. Algumas vezes com assistências, outras com passes e jogadas ensaiadas, o que importa é manter a boa performance. Este modo também volta a apresentar os carmas, respostas às entrevistas que podem refletir diretamente no que seu treinador pensa de você, seus fãs e até companheiros de equipe. Em suma, uma linha guia para a personalidade do seu Alex Hunter.

ROLE PLAYING

Além do modo jornada, o modo carreira foi revitalizado, e promete prender os jogadores ávidos pela simulação de gerenciamento de um clube por horas e horas e horas!

CONCLUSÃO

FIFA 18 é uma surpresa.
Quando acreditei que não seria pego de surpresa, o jogo apresentou uma mudança de jogabilidade interessantíssima para de aproximar cada vez mais da realidade e simulação.
O modo jornada é empolgante e sua história traz desafios bons o bastante pra te manter curioso sobre o andamento da carreira do grande Alex Hunter.

É compreensível e esperado que muitas críticas sejam vistas pela internet, principalmente pelo metagame ainda ser um mistério para os jogadores já acostumados ao FIFA 17, mas é questão de tempo até se adaptar e aceitar que FIFA 18 traz a realidade do esporte bretão cada vez mais para dentro das simulações dos videogames.

FIFA 18
EA

* FIFA 18 está disponível para PS4, Xbox One e PC